domingo, 13 de abril de 2014

Um novo clube e um treinador fresco

Desde fevereiro do corrente ano que Angola conta com um novo clube de natação, o Onda Sport Clube.

Onda Sport Clube veio dar uma nova roupagem à natação uma vez que os clubes existentes estão no mercado angolano há mais de 20 anos. E como não é de espantar, o novo ser jurídico veio acompanhado com um treinador, novo no ramo, novo de idade e só ele saberá o que haverá mais de novo - Mauro Bastos está nas vestes de treinador do Onda Sport Clube.


Quem é Mauro Bastos ?

'Mauro Bastos foi um dos atletas do Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL) e foi formado e treinado pelo professor César Ribeiro (Tadeu). Agora é treinador do Onda e um dos responsáveis do mesmo'.


'Chinês' como é acarinhado pelos amigos mais chegados, tem 27 anos e é um dos treinadores principais mais jovem de todos os tempos não só neste desporto como no geral.

Chamado por Luís Costa para ser o treinador principal do Onda, Bastos também treina Jiu-Jitsu e trabalha actualmente na empresa Cobalte como responsável e técnico de manutenção. Trabalhou também no ITG por seis (6) anos.

A natação para si não é de hoje, Mauro Bastos foi um grande atleta de bruços que começou a dar aulas no CNIL a partir dos seus 17 anos de idade e hoje agradece a confiança dada por Ana Madaleno (Ex. Chefe de Departamento do CNIL) e César Ribeiro, este que foi seu treinador, hoje é o seu adversário.Mauro mostrou que a humildade faz parte de si e enquanto dizia lagrimas caíam: "eu tive um grande treinador e a ele devo o que sei hoje".

Durante a entrevista uma pergunta foi angustiando a 'mente' do blog Natação Angolana porque M. Bastos antes de ser o que é, era treinador adjunto no CNIL e o porquê da saída? Ele responde:
'Primeiro porque não podia fazer a minha planificação de treino; Segundo porque o treino para os adultos era o mesmo para as crianças e terceiro por não fazerem alongamentos pós treino. (...) eu não quis sair do CNIL, mas fui obrigado'.

Para além das dificuldades referidas, Mauro Bastos acha que a informação deve ser bem passada. Que o treinador deve ouvir os atletas e que natação não é apenas água, é treino terra, treino de força e muita conversa com os atletas.


Quais são as suas ambições?

'Fazer frente ao 1º de Agosto e CNIL e o segredo será trabalho e falar com os atletas'

E apesar de ter começado há sensivelmente dois meses, o treinador do Onda Sport clube já alcançou o 6º lugar na travessia anual da Baía do Lobito com apenas quatro atletas. O que significa que muito ainda está por vir.

Chinês acabou a entrevista da seguinte maneira:
'O caminho da perfeição é fazer a dificuldade em uma motivação. Eu quando comecei no Onda estava desmotivado e vi que ainda havia muito trabalho pela frente'.





3 comentários:

  1. Força Chinês, estou contigo.
    Desejo-te Muito Sucesso Mauro, sei que garra e determinação também são virtudes tuas. Parabéns Carlos pela notícia/entrevista.
    Beijinhos aos dois. =D

    ResponderEliminar
  2. Bem Mauro!!!
    Continua com a tua dedicação à modalidade e aos atletas, com o teu esforço, a tua persistência e sem passares por cima de ninguém para alcançares os teus objetivos.
    Desistir não existe no teu dicionário.
    Sabemos que tens qualidade e vais chegar onde mereces estar, ao nível dos melhores.
    Vamos estar sempre presentes para te apoiar nas tuas vitórias e no que te correr menos bem (derrotas não existem).
    Vamos estar de pé a aplaudir as tuas conquistas.
    Supera-te a ti mesmo.
    Sabes que podes contar.
    Beijossss
    Cláudia M

    ResponderEliminar
  3. Carlos: Boa entrevista.
    Mauro: Força! Tudo de bom.
    Beijos
    Ana Carvalho

    ResponderEliminar

FINA

FINA