sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jogos da SADC: País prepara participação

A Direcção Nacional dos Desportos tem em fase adiantada os preparativos para a participação do país nos IV jogos da Comunidade de Países da África Austral (SADC) agendados para 9 a 20 de Dezembro em Mbambane, Swazilândia. Raimundo Ricardo, director nacional dos desportos disse à nossa reportagem que a inscrição da missão desportiva angolana já está efectuada e que actualmente, “decorrem do ponto de vista administrativo contactos com a organização, está-se a ver a questão da transportação, treino das selecções, indumentária, e outros”.

O governante referiu que a delegação desportiva angolana parte para Mbambane a 7 de Dezembro e será composta por 150 pessoas. O futebol, basquetebol, ténis de campo, natação, atletismo e atletismo adaptado são as modalidades inscritas na prova reservada a atletas Sub-20. Entretanto, o chefe da missão angolana para os jogos, António da Luz, segue para Mbambane no dia 24 onde vai participar em reuniões para avaliar os locais de hospedagem, locais de treino e competição, programa de jogos, questões migratórias, entre outras. Na primeira edição dos jogos em 2004, em Maputo (Moçambique), o país conseguiu seis medalhas, com destaque para duas de ouro no basquetebol e desporto adaptado (masculino) e duas de prata (futebol feminino e boxe).

Nos II Jogos da SADC realizados em 2006, em Windhoek (Namíbia), Angola participou com as modalidades de atletismo, basquetebol, boxe, desporto adaptado, futebol e ténis de campo, tendo conquistado três medalhas de ouro (uma em basquetebol e duas no boxe, ambas em masculino) e três de prata (uma no basquetebol, uma no futebol feminino e uma no desporto adaptado, masculino). A terceira edição dos jogos foi disputada em Joanesburgo, África do Sul.Constituem a SADC Angola, África do Sul, Moçambique, Botswana, Gabão, Malawi, Seychelles, Ilhas Maurícias, Zimbabwe, Lesotho, RD Congo, Tanzania, Zâmbia e Namíbia.

Fonte: Jornal dos Desportos

Sem comentários:

Enviar um comentário

FINA

FINA